quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Tema do ENEC 2010

A propósito do filme INVICTUS, sobre Nelson Mandela, Walter Feldman, ex-Secretário de Esporte, Lazer e Recreação de São Paulo, fez o seguinte comentário que passa a ser o tema do ENEC 2010: "Esse é o milagre do esporte, esta guerra lúdica que, esperamos, seja um dia a única forma de combate entre os povos". Esse tema ajusta contas com as diversas propostas feitas pelas unidades, como a Copa do Mundo, Esporte, África, sua descolonização, a África Branca e Subsaariana, seus atuais conflitos, suas relações com o mundo, paz, democracia, como forma de solução dos conflitos, voto livre como instrumento de mudança, solidariedade, perdão e tantos outros temas transversais.

O tema, assim, aborda questões que frequentaram o final do século XIX, como o da presença das metrópoles coloniais no continente africano, no asiático, com respingos nas Américas do Sul e Central.
Foca os movimentos sociais que foram vivenciados ao longo do século XX, os conflitos decorrentes dos processos de descolonização dos ambientes coloniais, em especial os da África: as soluções ofertadas por esses conflitos, passando pelas vivências das ações não violentas, o estabelecimento das democracias nascentes, suas instabilidades, o voto livre acessível a populações dele anteriormente afastadas, as mudanças provocadas pelo exercício do voto, as práticas solidárias, o pacifismo, o perdão e tantos outros temas que decorrem do tema proposto, quer pela vivência de Nelson Mandela, quer pela compreensão do esporte como processo de unificação de povos e nações. Por certo, decorrido o tempo destinado à Copa do Mundo, este tema também será recorrente. Apesar de a abordagem explicitar o tempo histórico e o espaço geográfico, convém lembrar que todas as disciplinas estarão, por certo, bem envolvidas com os tópicos propostos.

Fonte: cneconline

Nenhum comentário:

Postar um comentário